Muitos gestores de gráfica têm como costume manter o foco voltado para as atividades de produção, deixando, muitas vezes, em segundo plano outros setores importantes que contribuem e mantêm o pleno funcionamento do negócio, inclusive em escalas maiores do que nossa própria percepção.
Desde a fase inicial do atendimento, como nas prospecções de novos clientes, até o pós-venda, analisando as novas necessidades existentes para aprimorar serviços executados e implementar novos, a área comercial é o coração da gráfica e precisa estruturar-se para manter um excelente relacionamento com os clientes e o fechamento de vendas em alta!
E como é possível manter a equipe de vendas saudável e motivada para executar seu papel de maneira significativa, apresentando excelentes resultados para sua gráfica? Anote essas dicas que separamos para você!
1- MANTENHA SUA EQUIPE ATUALIZADA
Uma das estratégias para ter uma área comercial motivada é mantê-la atualizada. Quando temos um setor com pessoas qualificadas, que possuem plenos conhecimentos sobre os serviços prestados na gráfica em que atua e da indústria no geral, certamente identificamos pessoas mais engajadas e focadas.
Quanto mais os profissionais conhecerem os serviços e produtos oferecidos pela sua gráfica, mais o seu time comercial irá trabalhar de forma precisa e eficiente.
2- CRIE SINERGIA ENTRE OS SETORES VINCULADOS AO COMERCIAL
A parte de relacionamento não é a única responsabilidade do setor comercial. Um time com conhecimento técnico sobre a indústria gráfica é fundamental e necessário, como já abordamos! Mas, além disso, é necessário investir em outros pilares que fazem parte da engrenagem e contribuem para que tudo rode perfeitamente.
Neste caso, o Marketing é um dos setores que está totalmente vinculado ao comercial. Seu objetivo é criar estratégias que vão auxiliar o setor de vendas com uma comunicação eficaz para atrair novos clientes e fidelizar os que já existem.
Esses dois setores precisam caminhar juntos, alinhando diversos pontos importantes, como os objetivos esperados da empresa, o público-alvo a ser alcançado, ações e promoções que podem ser realizadas, entre outros.
3- AUTOMATIZE O SETOR COM UM SISTEMA DE GESTÃO
Nos dias de hoje, uma das praticidades encontradas na Indústria Gráfica são os sistemas automatizados que contribuem para uma gestão mais rápida e eficiente do setor comercial.
Os sistemas de gestão para gráficas diminuem o tempo de espera do cliente ao solicitar um orçamento e acelera sua tomada de decisão de compra. Isso porque, utilizam recursos de cálculos padrões que podem ser cadastrados agilizando a criação de tabelas de preço, listas de concorrências e reimpressões, facilitando o processo de vendas e proporcionando mais tempo para os colaboradores se dedicarem ao atendimento comercial.
Além disso, um sistema de gestão para a área comercial oferece:
- Orçamentos elaborados de maneira rápida e precisa, onde o cliente recebe diretamente uma proposta e pode aprovar o trabalho eletronicamente agilizando o processo;
- Ordens de produção geradas rapidamente, agilizando o processo de produção;
- Controle de negociações e pagamentos antecipados;
- Controle maior dos pedidos e do progresso de suas produções e cumprimento da data de entrega acordada;
- Entre outras funcionalidades.
Se você é gestor de gráfica e quer tornar o seu processo de vendas em algo fácil e dinâmico, conheça o Sistema NetCalc que veio para ajudar seu time comercial. Confira nossa versão de experimentação gratuita: