Fidelizar os seus clientes é o passo mais importante para ter sucesso em sua gráfica. Isso porque, manter os clientes atuais, ao invés de conquistar sempre novos, atribui um custo muito menor para sua empresa.
A conta é simples! Os clientes fidelizados se mantêm comprando sempre que precisam e o investimento sobre eles é muito menor. E você vai ver que fidelizá-los é muito mais simples do que imagina!
Veja o checklist dos itens essenciais para a fidelização de clientes da sua gráfica!
1 – Ofereça o melhor atendimento ao cliente
O atendimento é o ponto de partida para assegurar um relacionamento positivo com seu cliente. Hoje em dia, a concorrência é grande quando o assunto é fornecedor, mas o que faz a diferença, na maioria das vezes, é um atendimento diferenciado. Assim, manter um bom atendimento é o primeiro passo para encantar clientes.
A ideia é começar pela equipe de vendas. É importante que ela seja treinada para atender às reais necessidades do cliente, compreendendo seus sinais e oferecendo o que realmente pode solucionar seu problema, e não simplesmente vender aquilo que é mais interessante para o vendedor.
Depois, é necessário que seja realizado um pós-vendas e o cliente tenha um acompanhamento contínuo do atendimento, sabendo respeitar seu momento de ‘não-comprar’ também.
2 – Identifique o cliente certo
Gastar sua energia tentando agradar a todos nem sempre traz um resultado positivo. Para fidelizar seus clientes é preciso manter o foco no público certo e direcionar as ações estratégicas de sua gráfica para as pessoas certas. Isso irá garantir um atendimento de qualidade.
Para isso, faça uma análise de quem são seus clientes em potencial? Onde eles estão? O que eles estão buscando? O que eles esperam dos seus serviços? Essas perguntas vão ajudar a direcionar sua estratégia de negócio para o público certo e garantir a fidelização de clientes.
Por mais que você queira, não é possível oferecer a todos o melhor atendimento do mercado. Infelizmente, não há nenhum produto ou serviço que agrade a todos.
3 – Ofereça um tratamento diferenciado para os clientes VIPs
Após identificar quem são seus melhores clientes, planeje como oferecer o melhor tratamento para eles. Invista em ações de relacionamento como newsletters exclusivas, antecipar lançamentos e ofertas e investir em conteúdo personalizado.
Os clientes fiéis podem corresponder até 65% de todo o faturamento de uma empresa, portanto, eles merecem, no mínimo, um tratamento diferenciado. Lembre-se de que eles são o maior capital de sua empresa.
4 – Monitoramento
Quer saber se sua ação voltada para a fidelização de clientes está dando certo? Não deixe de monitorá-la. Para isso, conte com um bom CRM (Customer Relationship Management) e uma equipe focada em resultados.
Ao monitorar os resultados, você pode otimizar constantemente suas estratégias e, a partir dos resultados, reunir cada vez mais informações relevantes sobre seu público-alvo, suas preferências de abordagem e necessidades.
Pronto para dar o primeiro passo?
A Calcgraf possui um sistema de CRM totalmente voltado às gráficas que oferece a personalização do atendimento e o acompanhamento da equipe de vendas, metas, funil de vendas e resultados. Totalmente integrado também às demais áreas da empresa, permite melhora significativa do atendimento, com consequente satisfação do cliente e auxiliando na sua fidelização.
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